Lista de extratos, óleos, produtos e suas propriedades.

08-12-2008 21:00


Listamos aqui alguns dos produtos mais utilizados na confecção de cosméticos artesanais:

 

Extrato de Confrei: O efeito cicatrizante da alantoína, presente no confrei é de conhecimento universal. É hidratante e revitalizante. Excelente para peles com acnes. Utilizado com finalidade regeneradora da pele.

 

Extrato de Arnica: A arnica é amplamente usada para combater problemas decorrentes de várias formas de traumatismo. Indicada nos casos de contusões, batidas, esmagamentos, dores musculares e como descongestionante dos tecidos traumatizados. Combate ainda a seborréia, a caspa e, conseqüentemente, a queda de cabelo.

 

Extrato de Alecrim: Ativante da circulação, antioxidante, anti-séptico, tonificante em preparações capilares. Em produtos dérmicos, no combate ao envelhecimento cutâneo.

 

Extrato de Hamamelis: Adstringente, vaso construtora. Indicada nas afecções venosas:varizes,flebites e no tratamento da oleosidade excessiva da pele e cabelos.

 

Extrato de Jaborandi: Ativador da produção de secreções, utilizado na prevenção e queda de cabelos.

 

Extrato de Camomila: Anti-inflamatória e anti-alérgica. Indicada no tratamento de peles facilmente irritáveis e com acnes. Em formulações capilares (principalmente para cabelos claros) como fator de brilho.

 

Extrato de Pepino: é refrescante e indicado para minimizar poros dilatados. Anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, adstringente, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.

 

Extrato de Sete ervas (jaborandi, japecanga, guaçatonga, raspa de juá, salsaparrilha, taiuiá e urtiga): Combinação de ervas com propriedades cicatrizante e anti-inflamatória, hidrata e amacia a pele.

 

Extrato de Algas Marinhas: A alga marinha além de  emoliente é protetora do tecido cutâneo. Ajuda a combater a celulite, flacidez, é calmante para a pele. Excelente para pele envelhecida.

 

Extrato de Centella Asiática: é cicatrizante, anti-pruriginosa (erupções que causam coceiras) e vaso protetora. Indicado no tratamento da flacidez  e celulite. 

 

Extrato de Calêndula: é indicado para peles oleosas ou acneicas. Limpa profundamente sem ressecar. Aumenta a tonicidade. Indicado para peles sensíveis, tem ação anti-alérgica, cicatrizante e anti-séptica.

 

Extrato de Ginseng: Ação tonificante, com efeito bioativador, cicatrizante, descongestionante, emoliente e hidratante.

 

Extrato de Ginko Biloba: Ativa a circulação, anti-rugas, pois é remineralizante vitamínico para estimular o tonus dos tecidos frágeis.

 

Extrato de Própolis: Principalmente anti-séptico, cicatrizante e calmante. Ideais para peles acneicas.

 

Óleo de Urucum e extrato de Cenoura:  Contêm vitamina A, são emolientes, e muito utilizados nos processos de bronzeamento.

 

Óleo de Amêndoas: Além do seu poder de limpeza, é emolientes e suavizante. Nutre e tonifica, conferindo uma oleosidade natural, evitando o aparecimento de rugas precoces. Indicado para peles secas, sensíveis e envelhecidas.

 

Óleo de Semente de Uva: Contém vitamina E e F, combate o envelhecimento precoce, controla a oleosidade, tem ação regeneradora e revitalizante. Utilizado como protetor da pele.

 

Óleo de Gérmen de Trigo: Rico em vitamina E . Possui ação hidratante e aumenta a elasticidade da pele.

 

Óleo de Abacate: Seu óleo é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, o que o torna altamente hidratante. Além de nutritivo para a pele facial e corporal, é muito utilizado para amaciar o cabelo, massagem em geral e massagem muscular. Tem propriedades balsâmicas especiais para o tratamento de queimaduras. Excelente para peles secas, pois é emoliente.

 

Óleo de Copaíba: anti-séptico e cicatrizante, excelente para peles acneícas. Usado também para o controle de caspas. Bom para peles oleosas.

 

Óleo de Andiroba: O produto é indicado para o tratamento intensivo da acne e de outras agressões à pele que apresentam processo inflamatório. Todos os tipos de pele. Poderoso repelente.

 

Leite de Cabra: Para poros dilatados, clareia e suaviza a pele. O PH do leite de cabra é muito próximo do PH da pele humana, por isso ele é um poderoso hidratante com propriedades rejuvenecedoras e calmantes.

 

Argila Verde: tem ação firmadora e esfoliante,  limpa e  ativa a circulação. Tem função anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante e relaxante. Absorvente de toxinas, ajuda a diminuir o excesso de oleosidade, retira as impurezas internas, deixando o corpo mais relaxado sem tensões.

 

Mel: o mel puro, tem a função de amaciar e nutrir a cútis. Deixa sobre a pele uma agradável sensação de limpeza e bem estar. Estimulador da circulação periférica, ajuda a clarear manchas.

 

Aveia: é remineralizante, emoliente e nutritiva. Também age como um leve esfoliante.

 

Azeite de oliva: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação, melhora a elasticidade da pele. Possui vitaminas A, D, K e E.

 

Manteiga de Manga ou de Abacate: emoliente, umectante, hidratante, para peles secas, cabelos quebradiços e opacos.

 

Manteiga de Karité: suaviza as irritações da pele, umectante, emoliente e hidratante.

 

Sal (grosso ou fino): capazes de neutralizar a eletricidade do corpo. Atua em todo o corpo físico e emocional, dando uma sensação de leveza. Age como esfoliante. Não deve ser utilizado no rosto.

 

Enxofre: anti-inflamatório com propriedades anti-séptica e cicatrizante, melhora a condição de peles acneicas prevenindo o surgimento de novas erupções. Poderoso desinfetante.Possui ação antimicrobiana e protege a pele contra fungus e ácaros.

 

Uréia: Hidratante, suavizante e umectante. Aumenta a capacidade de retenção de umidade. Excelente para peles desidratadas ou ressecadas.

 

—————

Voltar